terça-feira, 29 de outubro de 2013

1ª Conferência de Líderes dos Grupos Municipais da AM Tomar, 1 de nov. - 17h

Na próxima sexta-feira, 1 de novembro (ex-feriado, má escolha esta data), às 17 horas realiza-se a primeira conferência de líderes dos grupos municipais da assembleia municipal de Tomar, de modo a preparar aquela que será a primeira assembleia municipal deste novo quadriénio, 2013-2017. Há a expetativa de que seja uma sessão bem animada devido, em parte, aos recentes desenvolvimentos políticos-partidários de pseudo-coligações, PSD/IpT e PS/CDU, nomeadamente na luta de poder na freguesia urbana, onde ainda não temos executivo (na hora que escrevo não tenho ainda informação do resultado da reunião de 28 de outubro). Bem falta faz um eleito pelo BE neste órgão!!
Até Já.
FV.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tomada de posse para a Assembleia Municipal de Tomar 2013-2017

Caros amigos.

A partir deste dia 17 de outubro assumi, após a tomada de posse, o cargo de deputado municipal na Assembleia Municipal de Tomar.
Passo a ter responsabilidades acrescidas para os nossos concidadãos tomarenses ao representá-los neste órgão autárquico.
Como nesta sessão solene, estava prevista a eleição dos elementos para a mesa da assembleia municipal, verificou-se que, após jogadas de bastidores entre ex-adversários políticos, o resultado foi um empate entre as duas listas (uma do PSD/IpT e outra do PS) que se apresentaram a escrutínio (16-16). Para isso passou-se à eleição uninominal para cada um dos cargos, a saber,  presidente, 1.º secretário e 2.º secretário. A disciplina de voto até aí negociada saiu "furada" tendo ficado na mesa 1 elemento do PS a presidente (José Pereira), 1 elemento dos IpT a 1.º secretário (João Simões), e 1 elemento do PSD a 2.º secretário (Rosa Santos). Que lindo tricolor, com a nuance de agora, caso haja a disciplina coligativa que houve para a eleição da mesa, podermos ter sempre o empate, mas agora com o presidente a poder usar o voto de qualidade.
Ora via-se a desilusão que foi para a coligação PSD/IpT a eleição do presidente PS, devido ao voto de qualidade que pode vir a usar de modo a aprovar ou chumbar propostas da sua conveniência.
Assim penso que estrategicamente o representante do BE fez a opção mais acertada, pois pode desfazer o empate antecipadamente consoante a sua posição/votação.
Um abraço a todos os camaradas e força para as lutas vindouras.
FV